O SketchUp Pro acabou de completar 20 anos neste ano. O programa evoluiu bastante desde seu lançamento em agosto de 2000. Uma das principais evoluções do SketchUp Pro está na maneira de associar propriedades aos objetos. Entender como é possível realizar a gestão de propriedades em objetos do SketchUp Pro é condição fundamental para começar a trabalhar com o software utilizando processos de trabalho baseados em BIM (Building Information Modeling).
O que é um objeto do SketchUp Pro?
Um objeto, no SketchUp Pro, é qualquer forma modelada que está encapsulada em um grupo ou em um componente. Existem diferenças importantes entre grupos e componentes.
Quando um componente é criado, o SketchUp Pro coloca-o na biblioteca de componentes do arquivo, para que seja utilizado como uma matriz (ou um tipo). Desta forma, é possível realizar cópias deste componente no espaço de modelagem, e cada vez que é feita uma alteração geométrica em uma cópia (ou instância), o SketchUp realiza a mesma alteração geométrica no objeto-tipo (que é a matriz), o que faz com que as outras instâncias sejam alteradas.
Um objeto criado como grupo se comporta de modo diferente. Um grupo é apresentado ao usuário do SketchUp Pro apenas como uma instância; portanto, mesmo que você feito tenha várias cópias de um grupo, cada uma delas é independente.
O que é uma propriedade?
Uma propriedade é qualquer informação não-geométrica (ou seja, em textos, números ou outros caracteres) que pode ser associada a um objeto (grupo ou componente). As propriedades podem utilizadas para identificar um objeto de forma geral, ou seja, dar um nome (ou valor) a ele (por exemplo, PM-80, porta de madeira 80 cm). Também é possível associar propriedades com o propósito de informar outras especificações do objeto, como o modelo de uma porta, a estrutura da folha desta porta, seu acabamento e o tipo de conjunto de maçaneta e fechadura a ser instalado. A Figura 1 indica, no SketchUp Pro, qual campo recebe a denominação propriedade e qual recebe a denominação valor.
Os conjuntos de propriedades do SketchUp Pro
Existem vários “lugares” para você associar propriedades a um objeto do SketchUp Pro. A estes “lugares” vamos dar o nome de conjuntos.
Alguns destes conjuntos são internos, ou seja, parte do desenvolvimento do SketchUp Pro. Nestes conjuntos, ao usuário pode preencher o valor de uma propriedade (o nome dado ao tipo de um componente, por exemplo), mas não pode criar novas propriedades.
Estes, portanto, são os conjuntos de propriedades internos:
- Conjunto Informações da Entidade (Entity Info)
- Conjunto Atributos Avançados (Advanced Attributes)
Existem, porém, modos de criar os conjuntos que permitem a inclusão de novas propriedades e valores. Para este post, vamos chamá-los de conjuntos externos. Os conjuntos externos são:
- Conjunto Atributos dinâmicos (Dynamic Attributes)
- Conjuntos de Sistemas de Classificação (classification systems)
A figura 1 demonstra onde, na interface do SketchUp Pro, estão os conjuntos de propriedades associados a um objeto:
Como os conjuntos e propriedades estão associadas a um objeto?
O SketchUp Pro pode associar o preenchimento de valores em propriedades a objetos de duas maneiras: por tipo ou por instância.
Quando um valor de uma propriedade é associado ao tipo, qualquer alteração será atualizada em todas as instâncias deste tipo.
Algumas propriedades têm seus valores atrelados às instâncias: assim, um valor preenchido em uma instância não é transferido para outras instâncias de mesmo tipo; neste caso, uma alteração realizada no valor de uma instância não é transferida para outras.
Aqui vai uma informação importante: mesmo nas propriedades que você cria, é o SketchUp Pro quem decide de que forma os valores são associados.
Como vou saber quais valores de propriedades são associados a tipos, e quais são ligados às instâncias?
Para saber como é a associação entre valores e os tipos ou instâncias, observe o Quadro 1 – Modos de associar valores aos objetos do SketchUp Pro.
Ao estudar o quadro, preste atenção nos exemplos e observações que ilustram o que ocorre com cada propriedade e valor. Sugerimos que você faça testes nos seus objetos, para conferir o que ocorre com as propriedades e valores associados a eles. Desta forma, será mais fácil entender o que vai acontecer com as propriedades e valores que você pretende criar, possibilitando uma gestão mais clara e objetiva das informações não-geométricas em objetos do SketchUp Pro.